Metaciência
“Se a gente soubesse o que tá fazendo, o nome não seria pesquisa, seria?”
Albert Einstein
TL;DR: Coleções de links e breves descrições sobre minhas atividades em metaciência, em tom semi-biográfico. (última atualização: jan/24)
Meus interesses de pesquisa há algum tempo convergiram para o que eu gosto de chamar de metaciência - i.e. ciência sobre a própria ciência, para tornar a ciência melhor. Não é muito distante de filosofia ou sociologia da ciência em termos de perguntas - a diferença tá mais nos métodos, nas motivações e na formação anterior dos praticantes. Isso começou pra mim a partir de um interesse em como a estatística é usada nas ciências biomédicas, no contexto da “crise de reprodutibilidade”. E pessoalmente, eu aprecio que um projeto de metaciência me deixe passear pelas ciências exatas, naturais e sociais, dependendo do dia.
Por uns anos, esse interesse foi canalizado na Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade - um esforço multicêntrico pra estimar a taxa de reprodutibilidade da ciência biomédica brasileira -, onde fiz parte da equipe coordenadora. E também na organização de eventos e hackathons para promover discussões e desenvolvimento de projetos em metaciência, via No-Budget Science.
Hoje, faço mais “metaciência aplicada”, digamos, no meu papel no Instituto Serrapilheira.
Siga abaixo para ver uma lista de publicações. E aqui você encontra recomendações de leitura e breves textos sobre os meus interesses em neurociência.
Publicações em metaciência
COSTA, GG; NEVES, K; AMARAL, OB. (2024) Estimating the replicability of highly cited clinical research (2004–2018).
Uma análise de replicações de ensaios clínicos altamente citados.
M AVISSAR-WHITING ET AL. (2024) Recommendations for accelerating open preprint peer review to improve the culture of science.
Artigo de consenso escrito a partir de um workshop organizado pelo ASAPBio sobre revisão de preprints (Recognizing Preprint Peer Review).
CARNEIRO CFD; COSTA GG; NEVES, K; ABREU, M; TAN, P; RAYÊE, D; BOOS, FZ; ANDREJEW, R; LUBIANA, T; MALIČKI, M; AMARAL, OB (2023) Characterization of comments about bioRxiv and medRxiv preprints.
Trabalho caracterizando o que as pessoas escrevem nos comentários que fazem sobre preprints.
NEVES, K; TAN, P; AMARAL, OB. (2022) Are most published research findings false in a continuous universe?.
Uma extensão de um artigo já clássico da área pra lidar com efeitos contínuos, não-dicotomizados. Bem técnico e cheio de jargão de estatística.
KENT ET AL. (2022) Recommendations for empowering early career researchers to improve research culture and practice.
Artigo de consenso escrito a partir de uma desconferência virtual internacional organizada para discutir o papel dos jovens cientistas nas soluções para melhorar a prática científica.
FANELLI, D; TAN, P; AMARAL, OB; NEVES, K (2022) A metric of knowledge as information compression reflects reproducibility predictions in biomedical experiments.
Sobre tentar prever a reprodutibilidade de experimentos usando teoria da informação e a complexidade dos métodos dos experimentos.
NEVES, K; AMARAL, OB. (2021) Reproducibility: expect less of the scientific paper.
Ideias sobre como mudar nossas expectativas sobre o que cabe num artigo, a fim de ter uma ciência mais confiável.
NEVES, K; CARNEIRO, CFD; WASILEWSKA-SAMPAIO, AP; ABREU, M.; GOMES, B. V.; TAN, P.; AMARAL, OB. (2020) Two years into the Brazilian Reproducibility Initiative: reflections on conducting a large-scale replication of Brazilian biomedical science.
Reflexões e aprendizados depois de dois anos organizando um grande esforço de replicar experimentos já publicados.
NEVES, K; AMARAL, OB. (2020) Addressing selective reporting of experiments through predefined exclusion criteria.
Sobre o uso de critérios especificados antes de um experimento começar como uma heurística pra evitar certos viéses de seleção.
AMARAL, OB; NEVES, K; WASILEWSKA-SAMPAIO, AP; CARNEIRO, CFD. (2019) Science Forum: The Brazilian Reproducibility Initiative.
Introdução, motivação e plano geral da Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade.
Análise que fiz enquanto parte de um grupo de trabalho do Conselho de Pós-Graduação da UFRJ, em cima das redes de colaboração e co-orientação dos programas de pós-graduação da universidade. Esse artigo foi apresentado na conferência de celebração dos 100 anos da UFRJ. Foi também a base do relatório do grupo de trabalho.