“Se a gente soubesse o que tá fazendo, o nome não seria pesquisa, seria?”

Albert Einstein

TL;DR: Coleções de links e breves descrições sobre minhas atividades em metaciência, em tom semi-biográfico. (última atualização: jan/24)

Meus interesses de pesquisa há algum tempo convergiram para o que eu gosto de chamar de metaciência - i.e. ciência sobre a própria ciência, para tornar a ciência melhor. Não é muito distante de filosofia ou sociologia da ciência em termos de perguntas - a diferença tá mais nos métodos, nas motivações e na formação anterior dos praticantes. Isso começou pra mim a partir de um interesse em como a estatística é usada nas ciências biomédicas, no contexto da “crise de reprodutibilidade”. E pessoalmente, eu aprecio que um projeto de metaciência me deixe passear pelas ciências exatas, naturais e sociais, dependendo do dia.

Por uns anos, esse interesse foi canalizado na Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade - um esforço multicêntrico pra estimar a taxa de reprodutibilidade da ciência biomédica brasileira -, onde fiz parte da equipe coordenadora. E também na organização de eventos e hackathons para promover discussões e desenvolvimento de projetos em metaciência, via No-Budget Science.

Hoje, faço mais “metaciência aplicada”, digamos, no meu papel no Instituto Serrapilheira.

Siga abaixo para ver uma lista de publicações. E aqui você encontra recomendações de leitura e breves textos sobre os meus interesses em neurociência.

Publicações em metaciência