Jogos Antigos
“The obvious objective of video games is to entertain people by surprising them with new experiences.”
Shigeru Miyamoto
TL;DR: um texto curto e biográfico sobre como eu comecei a fazer jogos, seguido de uma lista dos jogos que eu fiz ao longo dos anos.
Numa época já subjetivamente distante, eu aprendi a programar fazendo jogos pra computador. Estão todos (os que eu guardei) coletados aqui. Ainda faço jogos de tempos em tempos, mas hoje me falta o tempo ocioso de outrora. E eu sou mais exigente.
Breve histórico: tudo começou com o RPG Maker 2000. Um amigo meu me mostou o programa (o Rafael, você não conhece não. Valeu, Rafael!). Esse provavelmente é um desses eventos singulares e aparentemente pequenos mas que mudam a vida de alguém. Do RPG Maker 2000 passei pro RPG Maker XP, que vinha com uma linguagem de scripting, RGSS (Ruby Game Scripting System), derivada de Ruby (que foi minha primeira linguagem de programação favorita). Usando os tutoriais do João Neto (obrigado, João) na extinta JogosRPG (depois MundoRPGMaker, que já acabou também), eu aprendi bastante de Ruby. Por uns anos eu fui parte da comunidade do site, ajudei outras pessoas a aprenderem, fizemos jogos juntos. A internet era diferente, acho. Ou eu era diferente. Enfim, foi assim que tudo começou, estimo que entre 2003 e 2006. Sou grato aos desenvolvedores dessas ferramentas como o RPG Maker e o Game Maker e às pessoas que me ajudaram em particular. O resto da história até aqui fica pra outro lugar, porque a ideia era fazer um breve histórico.
Embora eu tenha começado com o RPG Maker, eu nunca terminei um RPG sequer. Mas eu guardei vários jogos daquela época, feitos no Game Maker. No processo de fazer esses jogos todos eu aprendi bastante do que eu sei sobre computadores e software.