Outros Jogos

“The obvious objective of video games is to entertain people by surprising them with new experiences.”
Shigeru Miyamoto

TL;DR: um texto curto e biográfico sobre como eu comecei a fazer jogos, seguido de uma lista dos jogos que eu fiz ao longo dos anos.

Numa época já subjetivamente distante, eu aprendi a programar fazendo jogos pra computador. Estão todos (os que eu guardei) coletados aqui. Ainda faço jogos de tempos em tempos, mas hoje me falta o ócio de outrora. E eu sou mais exigente. E alguns dos jogos tem uma pegada educativa/informacional e estão na outra página.

Breve histórico: tudo começou com o RPG Maker 2000. Um amigo meu me mostou o programa (o Rafael, você não conhece não. Valeu, Rafael!). Esse provavelmente é um desses eventos singulares que mudam a vida da pessoa. Do RPG Maker 2000 passei pro RPG Maker XP, que vinha com uma linguagem de scripting, RGSS (Ruby Game Scripting System), derivada de Ruby (que foi minha primeira linguagem de programação favorita). Usando os tutoriais do João Neto (obrigado, João) na extinta JogosRPG (depois MundoRPGMaker, que já acabou também), eu aprendi bastante de Ruby. Por uns anos eu fui parte da comunidade do site, ajudei outras pessoas a aprenderem, fizemos jogos juntos. A internet era diferente, acho. Ou eu era diferente. Enfim, foi assim que tudo começou, estimo que entre 2003 e 2006. Sou grato aos desenvolvedores dessas ferramentas como o RPG Maker e o Game Maker e às pessoas que me ajudaram em particular. O resto da história até aqui fica pra outro lugar, porque a ideia era fazer um breve histórico.

Embora eu tenha começado com o RPG Maker, eu nunca terminei um RPG sequer. Mas eu guardei vários jogos daquela época, feitos no Game Maker (até hoje minha ferramenta principal é o Game Maker Studio). E no processo de fazer esses jogos todos eu aprendi a maior parte do que eu sei sobre computação e software.


Pokémon DTK

Em termos de porte do projeto, Pokémon DTK é a maior coisa que eu desenvolvi. Tanto que merece a sua própria página.


Donkey Kong Trio

Meu tributo a um dos meus jogos/franquias favoritas, Donkey Kong Country. Tentei reproduzir o gameplay original. São 12 fases, me diverti fazendo, tentando evocar o design do original (sem nem chegar perto, é claro, design de platformers não é simples).


[DOWNLOAD]


M.D. – Emergency Medicine

Parte do grupo de três jogos onde você controla um médico. Cada um inspirado por uma série médica que eu assistia na época (E.R., nesse caso). Se você digitar o nome da série, você pode jogar com os personagens. Nesse você tem que responder rápido às emergências que aparecem, com os procedimentos corretos.


[DOWNLOAD]


M.D. – Diagnosis

Segundo dos três jogos médicos (veja acima). Inspirado por House. Nesse você tem que fazer exames, administrando as finanças e usar a lógica pra chegar ao diagnóstico.


[DOWNLOAD]


M.D. – Surgery

Último jogo médico. Nesse você é especialista em cirurgia (inspirado por Grey’s Anatomy). O procedimento básico é diagnosticar, preparar pra cirurgia e operar. Na operação você tem que cortar nos pontos certos, evitando sangramentos sérios.


[DOWNLOAD]


Orni’s Adventure

Um jogo de plataforma onde um ornitorrinco combate alienígenas pra salvar a sua floresta. Não lembro bem qual a história por trás desse, é de uma época em que eu estava fascinado com o absurdo dos ornitorrincos. Ele tem erros no início porque algum arquivo foi perdido em algum momento (eventualmente pretendo corrigir isso). Mas se você clicar em “Ignore” várias vezes, eventualmente o jogo o começa.


[DOWNLOAD]


Make the Way

Esse foi o primeiro jogo que eu fiz, sabe-se lá há quanto tempo. A ideia é você desenhar um caminho pra fazer a bola chegar no quadrado.


[DOWNLOAD]


Moving Platforms

Um minigame simples. Ele te diz uma cor e você tem que parar a bola na plataforma daquela cor (todas as outras cairão em seguida). Foi feito só pra testar as minhas habilidades com programação de jogos em 3D (não são lá grande coisa).


[DOWNLOAD]


Winning Eight Pro Revolution Soccer 2.0

Minha tentativa de fazer um jogo de futebol. Gostaria que o comportamento dos adversários fosse mais sofisticado. Mas ainda acho divertido. Da época em que saía um Bomba Patch pro PS2 a cada semana.


[DOWNLOAD]


7 erros

Um simples jogo dos 7 erros, com imagens reais. Parte da graça de fazer esse foi fazer edições sutis em paisagens, usando o Photoshop. Divertido, mas não tem muito replay value depois que você sabe onde estão os erros.


[DOWNLOAD]


Ghost Rider

Jogo de ação/plataforma, da época do filme. São só três fases. Não gosto muito desse, muitos bugs e nem é muito divertido.


[DOWNLOAD]


Golfutebol

A mecânica é um misto de golfe e futebol. Você tem um posicionamento de jogadores e tem um número de chutes pré-estabelecido pra conseguir fazer o gol.


[DOWNLOAD]


Bolinha Saltitante

Esse é o meu remake de um jogo antigo de Windows que eu nunca mais achei (eu tinha num CD daqueles de 301 jogos que se comprava em bancas de jornal antigamente). O jogo é legal, mas não tem muitas fases.


[DOWNLOAD]


DBZ

Minha tentativa de fazer um jogo de luta. Não ficou bom. Tá aí só pra registro. Não é um gênero que eu curto muito, então meu entendimento do design é bem superficial.


[DOWNLOAD]


Lanchonete

Um dos primeiros jogos que eu fiz. Você monta sanduíches de acordo com os pedidos. Nada impressionante.


[DOWNLOAD]


Waiter Service

Você pega os pedidos dos clientes, leva pro chef e depois leva na mesa. Esse eu acho divertido, embora repetitivo. Hoje existem muitos muitos jogos assim.


[DOWNLOAD]


Prince of Persia – The Stickmen

Esse eu fiz quando eu joguei Prince of Persia no meu antigo PlayStation 2. Queria ver se conseguia reproduzir as mecânicas em 2D. É legalzinho, apesar de uns problemas sérios de design e implementação. E os gráficos deixam a desejar (nessa época eu fazia tudo com bonecos palito – daí o nome).


[DOWNLOAD]


Jogo do Pan

Uma sequência de minigames baseados em esportes do Pan Americano do Rio. O gameplay envolve apertar botões repetidas vezes. Também com bonecos palito.


[DOWNLOAD]


Volley 1.0

Um jogo de vôlei. Eu fiz um outro depois, bem superior. Eu lembro que parte da graça desse era ativar os cheats que faziam variações bizarras no gameplay. Mas eu não lembro como ativar os cheats.


[DOWNLOAD]