Jogos Educativos

“I can sum up educational games in one word – and that word is… CRAP!”
Brenda Lauren

A citação acima é ligeiramente exagerada. Mas se você já tentou achar jogos educativos legais dá pra ver que não é tão exagerado assim. Minhas considerações mais aprofundadas sobre essa questão podem ser lidas aqui.

De qualquer forma, eu já me aventurei a fazer jogos educativos, em particular, jogos que envolvam ciência de algum modo. Alguns são só pra testar conceitos, outros tem um polimento e cuidado maior com o design e desenvolvimento. Veja-os abaixo.


Perspectivas (2012)

A ideia é que você veja (ou, melhor ainda, sinta) o impacto de desastres ambientais do ponto de vista do animal. Você joga com a tartaruga tentando não comer lixo. Você joga com o macaco que tenta escapar de um incêndio florestal. Foi feito pra participar de um concurso online onde o tema era Meio Ambiente. Embora eu não tenha muito orgulho da implementação (foi feito em uma semana, pro concurso), eu gosto da ideia de se colocar no lugar de um animal pra aprender sobre ele. Ainda pretendo re-editar essa premissa eventualmente.

[DOWNLOAD]


Neuropictionary (2016)

Um deck especial de Pictionary ou Imagem & Ação, só com palavras de neurociência (e no outro deck, só palavras relacionadas ao corpo humano e medicina). Esses são bem especializados, mas mostram o potencial pra variantes de jogos de mímica como ferramenta pra exercitar o entendimento de conceitos complexos. E é o jogo ideal caso você curta esse tipo de coisa e por acaso o seu círculo de amigos seja composto de pessoas que fazem ou tem pós-graduação em neurociências.

Créditos pelo design visual das cartas são do meu irmão.

[DOWNLOAD – IMAGENS DAS CARTAS NEUROCIÊNCIAS]

[DOWNLOAD – IMAGENS DAS CARTAS BIOLOGIA E SAÚDE]


Sistema Imune (2016)

Jogo de estratégia em tempo real onde você produz as unidades do sistema imune pra combater uma infecção. Você escolhe o que fazer com os progenitores, no que diferenciá-los, leva as células aonde elas precisam ir pra amadurecerem e eventualmente direciona elas para o tecido pra lidar com antígenos. As bactérias respondem adaptativamente, então durante a infecção você precisa regular a produção de diferentes tipos de célula

[DOWNLOAD]


Vida de Cientista (2017)

Uma simulação da vida de uma pessoa que faz pós-graduação em alguma ciência biomédica. A mecânica principal é de administração de tempo, pra você poder cumprir todos os requisitos pra poder defender o seu doutorado em quatro anos: fazer todos os experimentos, escrever artigos, ler artigos, assistir aulas, estudar, escrever uma tese … sem esquecer de passar tempo suficiente em casa e no lazer, pra preservar a sua saúde física e mental (senão os experimentos começam a dar errado). Contém várias piadas internas a quem faz ou fez pós-graduação na área.

[DOWNLOAD – PORTUGUÊS]

[DOWNLOAD – ENGLISH]