“I can sum up educational games in one word – and that word is… CRAP!”
Brenda Lauren
TL;DR: Descrições de jogos que eu desenvolvi com fins um tanto quanto educativos.
A citação acima é ligeiramente exagerada (só ligeiramente). Se você já tentou achar jogos educativos legais você sabe do que ela tá falando. Minhas considerações mais aprofundadas sobre essa questão podem ser lidas aqui.
Eu já me aventurei a pensar sobre o design de jogos educativos – em particular, jogos que envolvam ciência de algum modo. De modo geral, eu faço jogos por diversão ou pra aprender algo sobre game design ou programação. Não é muito diferente aqui, só que eu estava tentando aprender como usar jogos pra ensinar algo ou fazer pensar. Alguns são só pra testar conceitos, outros tem um polimento maior, mas todos são mais pra minha reflexão do que como atividade de educação real.
Perspectivas (2012)
A ideia é que você veja (ou, melhor ainda, sinta) o impacto de desastres ambientais do ponto de vista do animal. Você joga com a tartaruga tentando não comer lixo. Você joga com o macaco que tenta escapar de um incêndio florestal. Foi feito pra participar de um concurso online (num fórum que não existe mais, a Game Maker Brasil) onde o tema era “meio ambiente”. Embora eu não tenha muito orgulho da implementação ou do meu pixel art (foi feito em uma semana, para o concurso), eu gosto da ideia de se colocar no lugar de um animal pra aprender sobre ele. Ainda pretendo re-editar essa premissa eventualmente.


Neuropictionary (2016)
Um deck especial de Pictionary/Imagem & Ação, só com palavras de neurociência (e no outro deck, só palavras relacionadas ao corpo humano e medicina). Esses são bem especializados, mas tem potencial para variantes de jogos de mímica como ferramenta pra exercitar o entendimento de conceitos complexos (recomendo jogar sem poder “cortar palavras”). É o jogo ideal caso o seu círculo de amizades seja composto de biomédicos e neurocientistas.
Créditos pelo design visual das cartas são do meu irmão.
[DOWNLOAD – IMAGENS DAS CARTAS NEUROCIÊNCIAS]
[DOWNLOAD – IMAGENS DAS CARTAS BIOLOGIA E SAÚDE]
Sistema Imune (2016)
Jogo de estratégia em tempo real onde você produz as unidades do sistema imune pra combater uma infecção. Você escolhe o que fazer com os progenitores, no que diferenciá-los, leva as células aonde elas precisam ir pra amadurecerem e eventualmente direciona elas para o tecido pra lidar com antígenos. Podia ter um tutorial melhor, mas funciona. Eu gosto dos gráficos desse.



Vida de Cientista (2017)
Uma simulação da vida de uma pessoa que faz pós-graduação em alguma ciência biomédica. A mecânica principal é de administração de tempo, pra você poder cumprir todos os requisitos pra poder defender o seu doutorado em quatro anos: fazer todos os experimentos, escrever artigos, ler artigos, assistir aulas, estudar, escrever uma tese … sem esquecer de passar tempo suficiente em casa e no lazer, pra preservar a sua saúde física e mental (senão os experimentos começam a dar errado). Contém várias piadas (e tristezas) internas a quem faz ou fez pós-graduação na área. Minhas reflexões mais profundas sobre o jogo nesse texto aqui.


