Divulgação Científica

“Isn’t it enough to see that a garden is beautiful without having to believe that there are fairies at the bottom of it too?”
Douglas Adams

Minhas experiências fora da infame torre de marfim. Eventos, vídeos, textos, blog.

Ciência na Rua

Já participei e ajudei a organizar vários eventos de divulgação da neurociência na rua. Na rua já foi em praias do Rio, numa praça em Xerém, na comunidade do Jacarezinho. Minha parceira pra esses eventos sempre foi a Patrícia Bado.

Espaço Ciência Viva

Participei no Espaço Ciência Viva como voluntário algumas vezes. Em uma delas, desenhei uma atividade, quando da ocasião da febre de Pokémon GO, num evento deles chamado PokéScience, com atividades inspiradas por Pokémon. A ideia era usar semelhanças e diferenças entre os pokémons pra classificá-los e inferir o quão próximo ou distantes eles eram. Depois se fazia o mesmo com animais reais. Um jeito de fazer as crianças pensarem sobre taxonomia e filogenia. Não sei bem se funciona, mas foi divertido.

Site do ECV (um sábado por mês eles tem atividades gratuitas)

Peça “O Neurônio Apaixonado”

Uma adaptação do livro infantil “O Neurônio Apaixonado”, do professor Roberto Lent, para o teatro. Ideia da professora Patrícia Garcez (que também atuou na peça como Neurônio Sensorial), levada a cabo com as pessoas que na época compunham o meu grupo de teatro (os Utópicos). Adaptação de texto minha, orçamento de R$ 50, equipe e elenco voluntários. Mas o efeito foi ótimo quando apresentamos como encerramento do Encontro de Extensão do ICB (2015).
Utópicos (canal do YouTube de breve existência)
Patrícia Garcez
Roberto Lent

 

Ciência Sem Jaleco

Um blog de vida curta que tive com uns amigos. Contém alguns textos meus, bem antigos.

Blog

Ciência Sem Vergonha

Com a vlogger Julia Jolie, produzi esse vídeo sobre aspectos científicos e sociais da maconha, com o professor João Menezes, da UFRJ.